7 de julho de 2011

Geek List: 5 ferramentas matadoras para webmasters

É muito útil para um desenvolvedor web ter sempre a mão aplicações específicas para automatizar pequenas tarefas. Além de servir como atalho para entregar um projeto no prazo combinado, quase sempre é mais eficiente do que codificar sua própria ferramenta.
A seguir cinco sites que podem salvar seu dia:
Com poucos cliques, selecionando as opções adequadas para cada tipo de site, o Initializr consegue gerar um template HTML5 em poucos segundos. Entre as opções estão as bibliotecas Jquery e Modernizr, oferecendo também tags para Google Analytics.
Você escreveu seu código javascript e está lento para carregar? Uma boa solução é usar um compressor que consegue reduzir o tamanho do arquivo. Isto não é garantia de super velocidade, mas na maioria dos casos resolve.
Se você está cansado de copiar e colar as tags dos ícones que usa em suas páginas, o spritecow pode gerar um arquivo com elas e te dar o código CSS para selecionar cada uma delas. Além de facilitar sua vida e organizar seu projeto, gera ganho de velocidade no carregamento da página. Na página clique na opção Load Example para entender do que se trata.
A fonte ideal para seu site tem mais caracteres do que você pretende utilizar? Um forma de ganhar agilidade é utilizar o subsetter. Basta subir a fonte, selecionar os caracteres e baixar o novo arquivo.
Seu cliente lhe mandou aquela imagem gigantesca para colocar no site. É hora de fazer uso do imageoptimizer. Este compressor de imagem reduz ao máximo o tamanho da imagem preservando, a medida do possível, a qualidade.